No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), no dia 23 de outubro de 2017, Dia da Biblioteca Escolar
em Portugal, as turmas G e H do 6.º Ano, da EB 2,3 de Taveiro, participaram, na BE, numa atividade
baseada no documentário Com Quase Nada (2000),
de Margarida Cardoso e Carlos Barroco. Relembre-se que o tema deste ano era
“Ligando Comunidades e Culturas” e toda a dinâmica foi encetada pelo PNC do
AECO e pela Biblioteca
Escolar – com o tema “Ligando Comunidades e Culturas” (tema definido pela
International Association of School Librarianship - IASL), com destaque para a
questão do ambiente (sensibilização, alerta e preservação); tendo em
consideração a articulação com o PES (sensibilizando para a multiculturalidade, a dignidade humana e os direitos humanos), a Educação
Cívica (a educação para a cidadania), o Projeto EducOcean (a sustentabilidade do planeta) e o Projeto
EcoMuseu (o ambiente).
A atividade tinha como objetivos gerais divulgar um
documentário marcante e ilustrativo das desigualdades sociais e estabelecer
elos de ligação entre a Escola, a Biblioteca Escolar e a comunidade educativa.
Quanto aos objetivos específicos, eram os seguintes: revelar sensibilidade para a
reciclagem e para a gestão sustentável de recursos no nosso planeta, conhecer exemplos atuais das desigualdades sociais, reconhecer como cada
comunidade tem a sua cultura, conhecer algumas características da vida das
crianças de Cabo Verde, planificar a construção de brinquedos com materiais
recicláveis, dialogar sobre o documentário e sobre a sessão em casa, com a
família; posteriormente, reaproveitar desperdícios, criar brinquedos com materiais recicláveis, participar numa atividade de
trabalho colaborativo a divulgar à comunidade educativa.
Partindo da leitura expressiva
de três poemas (“O Meu Amigo Cigano”, “O Meu Amigo Timor”, “O Meu Amigo
Cabo-Verdiano”, retirados de Amigos em
Todo o Mundo, de Leonel Neves) e exploração temática dos mesmos, os alunos
visualizaram excertos de Com Quase Nada,
ouviram falar sobre os realizadores e foi-lhes apresentada a localização
geográfica dos países envolvidos nos textos poéticos e no filme. Com este,
assistiram a uma imagem da infância vivida em Cabo Verde, procurando promover
um olhar atento e curioso em torno dos brinquedos que as crianças
cabo-verdianas criam com poucos meios e com as próprias mãos. Depois, foi tempo
de debate sobre a diversidade cultural e o desperdício dos desperdícios. E o desafio foi-lhes
lançado: planificarem e construírem brinquedos a partir de materiais usados,
vulgarmente, conhecidos como desperdícios ou lixo. Souberam também da
existência de vários livros existentes na BE (e em exposição) sobre como criar,
reciclando.
Saliente-se que houve também tempo para o visionamento de Crianças Invisíveis Bilú e João, seguido de exploração temática.
Saliente-se que houve também tempo para o visionamento de Crianças Invisíveis Bilú e João, seguido de exploração temática.
Na semana seguinte, houve
oportunidade de esclarecer algumas dúvidas e de continuar a discussão sobre
comunidades e culturas, reciclagem e gestão sustentável de recursos na Terra.
Relativamente à exposição
dos brinquedos construídos, esta ocorrerá no mês de janeiro, na BE.
Considerando as criações
artísticas já entregues na BE, os alunos aprenderam e apreenderam a importância
do respeito pelo Outro, pela diversidade e pelo ambiente. O planeta agradece e
todos nós também!
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