No dia 14 de novembro de 2017, os alunos dos 3.º e 4.º anos
das Escolas Básicas do 1.º Ciclo de Ameal, Arzila e Taveiro participaram numa
atividade inserida no projeto Acontece em
Coimbra Oeste, em parceria com a Biblioteca Escolar da EB 2, 3 de Taveiro,
o PNC e “Clássicos em Rede”. Na mesma atividade, participaram também os alunos
dos mesmos anos da Escola Básica do 1.º Ciclo de Casais do Campo, no dia 21 do
mesmo mês.
Dado o dia 4 de novembro ter sido o Dia Mundial do Cinema, a
sessão começou com essa menção e o visionamento do primeiro filme mundial, L’Arrivée d’un Train à La Ciotat, dos irmãos Lumière, de 28 de dezembro de 1895, apresentado no
salão Grand Café, em Paris. Os alunos ficaram ainda a saber que, nessa mesma
ocasião, os Lumière fizeram a apresentação pública do seu invento ao qual
chamaram Cinematógrafo e que um filme é uma história contada através de uma
sucessão de imagens em movimento, o qual é ilusório.
Sempre
na perspetiva de que todos têm uma história, uma origem, uma cultura, foi
destacado o papel da Grécia e da sua cultura. Assim, visualizaram excertos de
um filme sobre o Minotauro e o labirinto de Creta, a fim de os sensibilizar
para a Cultura Clássica e de lhes demonstrar que os Gregos foram um povo
politeísta para quem os mitos serviram como forma de explicação de vários
fenómenos. Conheceram, igualmente, exemplos do mito apresentado, existentes na
atualidade e representados em várias artes, nomeadamente na cerâmica, na
escultura e na pintura. De seguida, desenharam o Minotauro.
Mais tarde, foi destacado o Dia Internacional dos Direitos
das Crianças (20 de novembro), tendo sido feita a distinção entre direito e
desejo bem como a referência a vários direitos, por exemplo, casa digna (artigo 27), oportunidades
de poder exercer a própria cultura, língua e religião (artigo 31), ar puro
(artigo 24), proteção contra abuso e negligência (artigo 19), alimentação
saudável e nutritiva (artigo 24), água potável (artigo 24), oportunidade para
partilhar as suas opiniões (artigo 12), cuidados de saúde (artigo 24), tratamento
justo e não discriminativo (artigo 2), educação (artigos 28, 29) e brincar
(artigo 30). Neste âmbito, os alunos escreveram os seus direitos numa figura
infantil, representando os meninos e as meninas das respetivas turmas. Com
essas figuras, foi feita, em dezembro, uma instalação designada “A Árvore dos
Direitos”, na BE da EB 2,3.
Por
fim, foi feita a avaliação da sessão.
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