João Manuel Ribeiro | Um Escritor com histórias em ponto de contar



No âmbito do Plano Nacional de Leitura e em parceria com o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal de Coimbra, João Manuel Ribeiro visitará as Bibliotecas Escolares do 1º Ciclo do nosso Agrupamento de Escolas, durante a Semana da Leitura, a decorrer de 2 a 6 de Março.

João Manuel Ribeiro, nasceu em Oliveira de Azeméis, em 1968.

É licenciado em Teologia e Mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, com uma tese sobre "Um Itinerário da Modernidade em Portugal - A Evolução Espiritual de Antero de Quental".
Fez pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Nesta mesma Faculdade prepara tese de doutoramento em Ciências da Educação sobre “A Poesia na Escola – Organização do Ensino e Compreensão da Literariedade”.

Recentemente tem-se dedicado à escrita para crianças, acompanhando tal processo com um trabalho de dinamização da literatura em Escolas Básicas do 1.º Ciclo e colégios, quer através de oficinas de escrita criativa, quer através de encontros onde diz poesia.

Para crianças publicou os seguintes livros: Estrela e Príncipe da Paz (2005), O Encanta Pardais Voador (2006), O Natal do Ratinho Daniel e outros versos (2006), Rondel de Rimas para meninos e meninas (2008), A Menina das Rosas (2008), (Im)Provérbios (2008), Poemas da Bicharada (2008), Um, dois, três - Um mês de cada vez (2008).

Publicou ainda alguns livros de poesia: Regras do mel e da flor (2002), Amores quase perfeitos e outras arritmias (2002), Livro de Explicações (2003), a circulação precoce dos relâmpagos (2007).

Vamos ouvir e ver alguns excertos da obra (Im)Provérbios contada pelo próprio autor?
http://static.publico.clix.pt/fotogalerias/letrapequena/improverbios.aspx


Não te esqueças de visitar também o blogue que levará a outras viagens pela sua obra!
http://andancasdopoeta.blogspot.com/2008/08/andanas-de-joo-manuel-ribeiro.html

Comentários