A BE e o Clube Europeu

Ao longo do ano letivo de 2015-2016, o Clube Europeu funcionou nas instalações físicas da Biblioteca Escolar. Este Clube foi dinamizado pelas professoras Leonor Negrão e Célia Mafalda Oliveira. Participaram nele alunos do 4.ºTAV e três alunas do 6.ºE. Viajaram por toda a Europa, conheceram a lenda que explica a sua origem e outras representativas de outros países. A partir de abril, foram sujeitos ativos num Projeto Europeu de eTwinning, intitulado Mother’s Day Celebration in Europe (Celebração do Dia da Mãe na Europa).


O projeto foi uma oportunidade educacional de aprender sobre a tradição europeia (celebração do Dia da Mãe), sem esquecer a era digital e as oportunidades de leitura. Seguindo a máxima KISS (Keep It Short and Simple), os alunos foram sujeitos ativos (re)construtores de ideias, características e conhecimentos a partilhar, de forma colaborativa, com colegas europeus, sob orientação de docente(s). Acredita-se que tenha contribuído para a valorização de valores essenciais para uma cidadania responsável, cuja transmissão se continua a fazer de geração em geração. Foi uma mais-valia para o incentivo à utilização das TIC. Visto englobar alunos desde os 3 aos 13 anos, pretendeu-se a valorização da partilha e da interajuda ainda que os alunos tenham aprendizagens/ritmos diferentes. Assim, o eTwinning contribuiu para a participação, fomentando autoestima e competências capazes de desenvolverem a autoautoconfiança necessária para enfrentar desafios, tendo como companheiros outras crianças / adolescentes e professores.
A docente proponente foi Célia Mafalda Oliveira (Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste – EB 2,3 de Taveiro, Coimbra, Portugal) que teve como parceira estrangeira dinamizadora Gabriela Bednárová (Šaľa, Eslováquia). A elas se juntaram outros parceiros, a saber, Leonor Negrão (Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste – EB 2,3 de Taveiro, Coimbra, Portugal), Alice Lexmaulová (Čechy pod Kosířem, República Checa), Ivana Bašić (Opuzen, Croácia), Katarzyna Andrychowska (Warszawa, Polónia), Magdalena Wyrzyk (Węgrów, Polónia), Maria Zappatore (Foggia (FG), Itália), Tümay Alumert (Ardeşen, Turquia), Zuzana Kunáková (Šaľa, Eslováquia). No caso dos alunos de Taveiro, também foi muito importante a ajuda da professora titular do 4.ºTAV, Joana Pancas.
Quanto aos alunos portugueses, para além de terem partilhado vivências e opiniões, terem visualizado os trabalhos feitos pelos colegas europeus, construíram uma flor e um postal ilustrado, que ofereceram às mães no “Serão de Leituras” (dinamizado pela Biblioteca Escolar da EB 2,3 de Taveiro, no dia 29 de abril). Na última sessão, depois de mais um brainstorming e de diálogo/avaliação sobre o projeto, desenharam o rosto das mães, tal como a veem, expressando o amor incondicional que lhes têm.





Comentários