A partir de hoje, este blogue passará a ter novidades, materiais do Ministério da Educação e da Ciência (Orientações, Informações-Prova 2015/2016, Banco de Provas de anos anteriores e Critérios de Correção), tudo o que te será muito útil para que encares esta nova etapa com trabalho e tranquilidade. Procura-os no início da faixa lateral.
Este
projeto está estruturado em três vertentes:
Vertente 1
Objetivo Geral: Desenvolver competências/conteúdos ao nível da literacia da informação.
Objetivos Específicos:
1-
Identificar e planificar estratégias para responder aos exames (identificar
grupos de respostas com mais cotações, planificar respostas, etc).
2-
Organizar uma base de dados, com os materiais produzidos pela BE e outros
conteúdos considerados pertinentes.
3- Analisar
as questões dos enunciados sob uma perspetiva de informação e identificar
que competências, segundo o modelo de pesquisa de informação BIG 6, se podem aplicar para responder a cada
questão.
4- Orientar
os alunos na pesquisa em catálogos e na avaliação da informação.
5- Estabelecer
uma via de comunicação (email) com os alunos para que se
possa ajudá-los diariamente.
Vertente 2
Objetivo Geral: Desenvolver leitores e escritores autónomos nas
diferentes tipologias textuais.
Objetivos Específicos:
1-
Criar ferramentas que ajudem a elaborar respostas completas, resumos, sínteses,
transcrições, etc.
2- Produzir
textos (alargados, curtos e criativos) a partir da reflexão de determinados
temas.
3- Elaborar
textos, obedecendo à estrutura de diferentes modelos (biografia, autobiografia, diário, carta, texto de opinião, texto expositivo, texto argumentativo, texto publicitário, conto, texto poético, texto dramático).
4- Saber
ler um texto a partir de um determinado objetivo:
- perceber o que é pedido em diferentes questões de um enunciado;
- escolher um livro/texto, de acordo com o que pretende saber;
- usar índices/tábua de conteúdos/autores, resumos e recensões nas pesquisas.
5- Promover a participação dos alunos no blogue da Biblioteca Escolar.
Vertente 3
Objetivo Geral: Maximizar
as competências emocionais e cognitivas dos alunos.
Objetivos Específicos
1- Trabalhar
a motivação para objetivos pessoais.
2- Exercitar
o raciocínio e o poder de argumentação.
3- Criar/utilizar
ferramentas e/ou tutoriais para rentabilização do estudo (facilitadores da concentração e da memória).
4- Estabelecer estratégias que permitam manter a motivação e aprofundar o
processo de aprendizagem.
5-
Utilizar o blogue Blogoteca de Taveiro (http://becretav.blogspot.pt/) como ponto de receção/esclarecimento de dúvidas e de trabalhos escritos pelos alunos.
6- Desenvolver
uma atmosfera de trabalho pessoal e colaborativo entre a Biblioteca Escolar da EB 2,3 de Taveiro e os alunos.
Comentários