Concurso Nacional de Leitura - 9.ª Edição|2014-2015







(imagens retiradas da Internet)


“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” André Maurois


Uma boa leitura é uma leitura que nos empurra para a vida, que nos leva para dentro do mundo e que possibilita a nossa inserção no meio social.

Investir na prática continuada da leitura é importante porque permite: 
1. Falar sobre diversos assuntos
Ao ler com frequência, podes ampliar o teu conhecimento sobre diversos tipos de conteúdos e temáticas, desde factos reais a histórias de ficção. Assim, melhoras a tua capacidade de compreensão e tornas-te capaz de abordar assuntos diferentes, o que poderá aumentar a tua confiança, autoestima e criatividade.

2. Melhorar a memória
Quanto mais livros leres, maiores serão as tuas capacidades de compreensão, de interpretação e de expressão. Ao entender a importância de um assunto e o motivo pelo qual ele é importante, vais, certamente, lembrar-te dele com mais clareza, fazendo com que a tua memória se desenvolva mais.

3. Aprimorar a capacidade de aprendizagem
Se costumas estar desatento(a) ao realizar as tuas tarefas, passar a ler mais pode ajudar a tua concentração e diminuir as situações de ansiedade. O teu interesse por assuntos diversos aumentará e vais sentir-te mais motivado(a) a procurar novas informações, melhorando as tuas aprendizagens.

4. Encontrar empregos melhores
Com um conhecimento mais amplo sobre diversos assuntos, terás mais hipóteses de ser bem-sucedido(a) com as oportunidades profissionais. Uma pessoa culta, que mostra ter vontade de aprender constantemente, pode destacar-se entre os candidatos a uma vaga, conquistando os recrutadores.


Obras selecionadas pela Biblioteca Escolar da EB23 de Taveiro:
  • ·         Conto “O Homem que Odiava os Domingos”, in O Homem que Odiava os Domingos e Outras histórias, de José Jorge Letria. Biblioteca AMBAR de Bolso; 1.ª edição de 2003.


  • ·         Conto “A Estrela”, in Contos, de Vergílio Ferreira



Data da Prova, 1.ª FASE (a nível de Escola): 8 de janeiro de 2015, pelas 10h20, na Biblioteca Escolar da EB 23 de Taveiro.


Inscreve-te



Comentários