quinta-feira, 18 de junho de 2026

"O Pinto Borrachudo", in Contos Tradicionais Portugueses de Alves Redol

No dia 2 de março de 2026, os alunos do 1.º e 2.º anos da EB1 de Taveiro embarcaram numa divertida viagem pelo mundo da leitura ao ouvirem a história "O Pinto Borrachudo". 


Entre palavras, sorrisos e partilhas, conversámos sobre a narrativa, as personagens e as mensagens que a história nos transmitiu.

    Depois da leitura, chegou o momento de dar asas à imaginação e pôr mãos à obra! A partir de um molde de um pintainho, cada aluno transformou o desenho numa pequena obra de arte. Primeiro, pintaram cuidadosamente a figura com cores alegres e vibrantes. Em seguida, recorreram a um material muito especial: massinhas partidas, que foram coladas no corpo do pintainho para criar uma textura original e divertida, semelhante às suas penas.

    O resultado final foi um conjunto de pintainhos únicos, cheios de cor, criatividade e personalidade, mostrando que a leitura pode ser o ponto de partida para experiências artísticas ricas e significativas. Entre histórias, tintas e massinhas, aprendemos, criámos e divertimo-nos, dando vida a personagens que saltaram das páginas do livro para as nossas mãos.



Sem comentários: