5 de junho - DIA MUNDIAL DO AMBIENTE PORQUE SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS!!!

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, também chamada de Conferência de Estocolmo, que reunia 113 países e 250 organizações não governamentais.
Nessa ocasião a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e estabeleceu 26 princípios e Planos de Ações que visavam a maior proteção do meio ambiente, os quais estão apresentados na Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente. De acordo com essa declaração, “chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas...”
A data foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito do meio ambiente e de como as nossas atitudes podem causar impactos negativos que afetarão as futuras gerações. Também tem por objetivo lembrar a população e governantes sobre a importância do meio ambiente e buscar medidas que garantam o desenvolvimento, mas não afetem a natureza.
A cada ano o Dia Mundial do Meio Ambiente aborda um tema de grande relevância para o planeta e levanta discussões importantes sobre o assunto. Além disso, ações são criadas para reduzir ou até mesmo eliminar o problema ambiental tratado.
Em 2018, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é “Acabe com a Poluição Plástica”. A ideia desse tema é mostrar à população a importância de se reduzir a quantidade de plástico utilizado e alertar sobre os prejuízos que esses produtos causam nos oceanos.
→ O que posso fazer para preservar o meio ambiente?
Diversas atitudes simples podem ser tomadas pela população para preservar o meio ambiente.
Veja algumas delas:
  • Economize água e energia
  • Não desperdice alimentos
  • Não compre nem venda animais silvestres
  • Proteja nossos recursos hídricos e áreas nativas
  • Evite utilizar o carro constantemente
  • Não compre o que não precisa
  • Recicle

Comentários