5 de Maio | Inauguração da Exposição Comemorativa dos 900 Anos do Nascimento de D. Afonso | Encontro com a escritora Isabel Alçada

Estas são as fotografias que faltavam! Por motivos técnicos, não nos foi possível colocá-las ordenadamente na mensagem, mas não é difícil adivinhar a sua localização!

5 de Maio de 2009 !


Foi o dia da Inauguração da Exposição Comemorativa dos 900 Anos do Nascimento de D. Afonso Henriques. Esteve presente a Dr.ª Isabel Alçada, a nossa convidada, que foi recebida pelo Sr. Vereador da Cultura - Dr. Mário Nunes, pela Directora da Biblioteca – Dr.ª Maria José Miranda e pela Bibliotecária - Dr. ª Lurdes Branco.

Os Jardins de Infância de Taveiro e Arzila, as Escolas do 1º CEB de Taveiro, Ribeira de Frades, de Arzila, do Ameal e as turmas do 5ºano da Escola Básica dos 2º e 3ºCiclos do nosso Agrupamento colaboraram activa e entusiasticamente nesta mostra com trabalhos muito diversificados: desenhos, cartazes, poesias, esculturas, figuras em sabão, uma instalação plástica (esculturas em metal sobre a bandeira da nação), castelos e um painel que ilustravam os diferentes Olhares sobre o Conquistador!

Esta exposição estará patente até ao final deste mês e espera a visita de muitos alunos, professores, pais e familiares dos alunos que tanto trabalharam para a concretização deste projecto!


A comemoração dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Concelhio da Rede de Bibliotecas Escolares (do qual o nosso Agrupamento de Escolas faz parte) e do SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares) da Biblioteca Municipal de Coimbra.
Está ainda agendado um Ciclo de Conferências "memória, identidade, nacionalidade": no dia 7 de Maio, às 14.30h, com a Profª. Drª. Eugénia Cunha e no dia 26 de Maio, às 15.00h, com o Prof. Dr. Pacheco Pereira, ambas no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Tratam-se de sessões abertas ao público.

Os nossos valorosos participantes no Encontro com a escritora Isabel Alçada são
alunos das turmas C e D do 7º Ano e estão prestes a entrar na Casa Municipal da Cultura!

Seguiu-se o Encontro com a escritora Isabel Alçada, iniciado com duas peças dos compositores Scarlatti e Bach, interpretadas por Inês Pereira, da Escola Secundária c/ 3º Ciclo da Quinta das Flores e a encenação de um texto original alusivo a D. Afonso Henriques por alunos da EB 2/3 Rainha Santa Isabel.

As turmas C e D do 7º ano apresentaram três livros da autora: o Cláudio apresentou a obra “Uma Aventura no alto mar”, o André expressou a sua opinião sobre "Uma Aventura no Caminho do Javali" e cinco alunos comentaram e leram uma passagem do livro “Quero ser actor”. Ofereceram ainda um cartaz com a caricatura e quadras endereçadas à autora convidada. Foi também a nossa escola que decorou a parede situada atrás do piano com uma árvore verde e fresquinha onde foram colocadas as capas de livros escolhidos por estas turmas.







Comentários