Charles Darwin - 12 de Fevereiro - Bicentenário do Nascimento




Charles Darwin
(Shewsbury, Shropshire, 1809 - Down, Kent, 1882)






Nascido de uma família abastada, Darwin recebeu educação nas melhores instituições de seu tempo, posteriormente estudando medicina na Universidade de Edimburgo. Abandonou o curso de medicina dois anos após sua entrada na universidade. Mais tarde entrou para a Universidade de Cambridge, de 1828 a 1831. Lá entrou em contato com duas personalidades que influenciaram sobremaneira suas posteriores pesquisas: conheceu o geólogo Adam Sedwick e o estudioso de Botânica John Henslow. Este último convenceu-o a partir numa viagem à expedição científica a bordo do Beagle, que durou cinco anos. Nesta viagem, Darwin passou a recolher inúmeros espécimes da vida terrestre e marítima, formando a sua colecção naturalista, tendo sido já instruído por Henslow e Sedwick na observação científica dos fenómenos do mundo natural e na observação dos resíduos da história terrestre. Acumula assim, observações práticas e modifica os postulados teóricos básicos da ciência biológica da época.
Aos 27 anos, de regresso a Inglaterra, decide dedicar a sua vida à ciência. Em 1842, com a herança paterna, retira-se para uma casa no campo, onde vive consagrado ao estudo até à morte.
No estudo A Origem das Espécies formula a teoria da evolução dos seres vivos mediante uma selecção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existência; estas variações transmitem-se, reforçadas, aos descendentes.

Charles Darwin formula a doutrina evolucionista, segundo a qual as espécies procedem umas das outras por evolução. Em virtude da selecção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados. Estas ideias revolucionam as concepções biológicas da sua época.
A esta obra segue-se A Origem do Homem, em que aprofunda a sua teoria sobre a descendência do homem e do macaco de um antepassado comum. Por formular estas ideias vê-se violentamente combatido pelas mais diversas correntes religiosas, que vêm no homem a imagem de Deus. Consequentemente, em redor do pensamento de Darwin cristalizam as polémicas vitorianas sobre a natureza social, metafísica e fisiológica do homem.
O impacto desta obra é imediato e sensacional. O público culto já está introduzido na concepção da evolução, mas o facto de um cientista respeitado contribuir com tal quantidade de evidências para provar esta ideia revolucionária convence um grande número de cientistas importantes, de modo que, por muitos oponentes que tenha, a opinião geral torna-se favorável. Darwin tem uma influência decisiva sobre a literatura da segunda metade do século xix e contribui involuntariamente para o advento do naturalismo literário.

Adaptado de http://www.vidaslusofonas.pt/charles_darwin.htm


Visita a exposição comemorativa do nascimento e da publicação do livro “A origem das espécies” que mudou para sempre a forma como vemos o mundo.
É em Coimbra! Fácil, não é?

in http://www.uc.pt/bguc/novidades_exposicoes/CharlesDarwin


Visita o site da Fundação Calouste Gulbenkian e conhece as actividade e concursos que estão a decorrer!


http://www.gulbenkian.pt/darwin/home.html

Comentários