O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado, todos os anos, a 10 de dezembro, para homenagear a dedicação e o empenho de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e terminar com a discriminação (seja de que tipo for). O objetivo é promover a igualdade entre todos os cidadãos.
Ora um desses grandes defensores foi Nelson Mandela, de quem já deves ter ouvido falar nos últimos dias, visto ter falecido no passado dia 5 de dezembro, com 95 anos de idade. Ele esteve preso durante 27 anos. Só, a 11 de fevereiro de 1990, voltou a estar em liberdade. No entanto, somente aceitou sair da prisão quando recebeu garantias de que todos os outros prisioneiros políticos seriam libertados como ele.
(imagem retirada da Internet) |
(imagem retirada da Internet) |
Foi o primeiro presidente negro na África do Sul e, em 1993, recebeu o Prémio Nobel da Paz. Foi-lhe também dedicado, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, um dia por ano, 18 de julho, como o Dia Internacional Nelson Mandela - Pela liberdade, justiça e democracia, devido à sua dedicação ao serviço da humanidade na resolução de conflitos, na relação entre raças, na promoção e proteção dos direitos humanos, na igualdade de géneros e direitos das crianças e outros grupos vulneráveis bem como pelo desenvolvimento das comunidades pobres ou subdesenvolvidas.
Talvez tenhas ouvido falar deste grande homem, todavia associado a outros nomes. É que Mandela é, muitas vezes, chamado, na África do Sul, por "Tata", que significa "pai", ou por "khulu" que é "grandioso" – ambos na língua xhosa. Mas Mandela é sobretudo referido, em sinal de respeito, por "Madiba" – nome de um chefe thembu que reinou no Transkei no século XVIII, o nome do clã de Mandela que é mais importante do que o apelido. Na clandestinidade, a partir de 1961, vestiu a pele de um David Motsamayi; disfarçou-se várias vezes de motorista, cozinheiro, jardineiro.
Para além disto tudo, ele foi o principal símbolo da libertação da África do Sul.
Comemoração do Dia dos Direitos Humanos
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta foi assinada por 58 estados e pretendia promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que dizimaram milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem elenca os direitos humanos mínimos a que todos os cidadãos têm direito.
Neste dia, acontecem várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem, sendo, de igual modo, neste dia, a entrega do Prémio Nobel da Paz.
Comemoração do Dia dos Direitos Humanos em Portugal
Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
(retirado de https://www.youtube.com/watch?v=uCnIKEOtbfc)
Comentários